• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Teste seletivo para ingresso no colégio da Polícia Militar do Paraná

Edital nº. 001/2008 – CPM

O Comandante do Colégio da Polícia Militar, no uso das atribuições que lhe confere o art. 17º, inciso XXII do Regimento Escolar, torna pública a abertura de Edital para ingresso no Colégio da Polícia Militar, Colégio "Cel PM FELIPPE DE SOUSA MIRANDA", para o ano letivo de 2011, às 5ª séries do Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e da tarde, e à 1ª série do Ensino Médio, turno da noite, conforme se especifica:

1. CURSOS OFERECIDOS
a. 5ª série do Ensino Fundamental ‑ turno da manhã e da tarde;
b. 1ª série do Ensino Médio ‑ turno da noite.
1.1. VAGAS OFERECIDAS
De acordo com o que estabelece a Proposta Pedagógica do CPM, aprovada pela Diretoria de Ensino da PMPR e pelo Núcleo Regional da Educação de Curitiba, através do Parecer nº 047/02, e pela Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Paraná, atendendo ao que prescreve uma das finalidades da referida proposta, no tocante a priorizar o ingresso de no mínimo 60% do total de vagas aos filhos ou dependentes de policiais militares do Estado do Paraná, estão sendo oferecidas 120 vagas para a 5ª série do Ensino Fundamental diurno, e 90 vagas para a 1ª série do Ensino Médio noturno, distribuídas da forma e condições abaixo especificadas:
ENSINO FUNDAMENTAL
5ª SÉRIE - MANHÃ
5ª SÉRIE – TARDE
VAGAS
DISTRIBUIÇÃO
VAGAS
DISTRIBUIÇÃO
60
40 preferenciais
20 complementares
60
40 preferenciais
20 complementares

ENSINO MÉDIO

1ª SÉRIE - NOITE

VAGAS
DISTRIBUIÇÃO
90
60 preferenciais
30 complementares
2. FASES DO CONCURSO
1ª Fase – Inscrição
2ª Fase – Teste Seletivo
3ª Fase – Divulgação dos Resultados
4ª Fase – Recursos
5ª Fase – Matrícula e Divulgação da 2º Chamada
3. 1ª FASE – INSCRIÇÃO
a. Início: 01 de Outubro de 2010
b. Término: 07 de Novembro de 2010
c. Local: Colégio da Polícia Militar do Paraná – Rua José Ferreira Pinheiro, nº. 349 – Portão. No horário das 13 horas às 19 horas de 2ª a 6ª feira.
3.1. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Impedimento de inscrição
a) São fatores impeditivos de se fazer a inscrição para concorrer às vagas da 5ª série do Ensino Fundamental:
I. O candidato já ter reprovado a 5ª série do Ensino Fundamental;
II. O candidato estar cursando a 5ª série do Ensino Fundamental;
III. O candidato já ter cursado a 5ª série do Ensino Fundamental.
b) São fatores impeditivos de se fazer a inscrição para concorrer às vagas da 1ª série do Ensino Médio:
I. O candidato já ter reprovado a 1ª série do Ensino Médio;
II. O candidato estar cursando a 1ª série do Ensino Médio;
III. O candidato já ter cursado a 1ª série do Ensino Médio;
IV. O candidato que já foi aluno do Colégio da Polícia Militar do Paraná e que dele tenha saído por motivos disciplinares.
c) Caso alguma inscrição seja realizada, estando o candidato incluso em algum dos motivos descritos acima, esta será automaticamente cancelada.
Documentação para inscrição
O candidato deverá apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição:
a. 02 (duas) fotos 3x4 coloridas recentes;
b. Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade (original);
c. Declaração de Matrícula que está cursando em 2008 a 4ª Série ou 8ª série do Ensino Fundamental (obrigatório);
d. Contracheque ou a carteira funcional do responsável, se o candidato for filho de Policial-Militar ou Bombeiro-Militar da PMPR;
e. Para o candidato que estiver sob tutela de Policial-Militar ou Bombeiro-Militar da PMPR, deverá ser apresentada fotocópia do comprovante judicial que comprove a tutela citada ou documento que comprove dependência junto a Previdência do Estado.
Taxa de inscrição
Para efetivar sua inscrição, o candidato contribuirá com a taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do CPM.
O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração Pública.
Observações:
a) A inscrição deverá ser feita pelo pai, mãe, ou responsável legal do candidato, quando o pretendente à vaga for menor de 18 anos de idade.
b) A inscrição deverá ser realizada especificando o turno em que o candidato concorrerá a vaga. Não será permitida a alteração de turno.
4. 2ª FASE – TESTE SELETIVO
a) Serão realizados testes de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Estudos Sociais e Produção de texto para candidatos à 5ª série do Ensino Fundamental, turnos da manhã e da tarde, e testes de Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências e Produção de texto para candidatos à 1ª série do Ensino Médio, turno da noite.
b) As provas serão corrigidas sem a identificação nominal dos candidatos. A correção será feita através do número de inscrição do candidato, sendo que para o Ensino Médio a correção será realizada através de leitura óptica e para o Ensino Fundamental a correção será realizada através de máscara a fim de evitar erros dos alunos no preenchimento do gabarito por leitura óptica.
c) Caberá ao Comandante do CPM, com o aval do Diretor de Ensino da PMPR, designar uma Comissão de trabalhos, responsável pela organização do Teste Seletivo (elaboração, aplicação e correção das provas), bem como divulgar a relação de aprovados.
4.1. CRITÉRIOS PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS
a) As vagas preferenciais serão preenchidas por filhos de policiais e bombeiros-militares do Estado do Paraná e por candidato que estiver sob tutela de Policial-Militar ou Bombeiro-Militar do referido Estado, desde que devidamente comprovada. As vagas complementares serão preenchidas por filhos de civis, ou militares de outras armas.
b) Serão classificados os candidatos que obtiverem os melhores escores, na ordem decrescente, obedecendo‑se à distribuição das vagas conforme definido no item 1.1 deste Edital.
c) Na ocorrência de candidatos com igual desempenho nas provas para ingresso na 5ª série do Ensino Fundamental, far-se-á o desempate, para fins de classificação nas vagas, considerando-se sucessivamente:
I. Maior nota na prova de Produção de Texto;
II. Maior nota na prova de Língua Portuguesa;
III. Maior nota na prova de Matemática;
IV. Maior nota na prova de Estudos Sociais;
V. Maior nota na prova de Ciências;
VI. Candidato com mais idade.
c) Na ocorrência de candidatos com igual desempenho nas provas para ingresso na 1ª série do Ensino Médio, far-se-á o desempate, para fins de classificação nas vagas, considerando-se sucessivamente:
I. Maior nota na prova de Produção de Texto;
II. Maior nota na prova de Língua Portuguesa;
III. Maior nota na prova de Matemática;
IV. Maior nota na prova de História;
V. Maior nota na prova de Geografia;
VI. Maior nota na prova de Ciências;
VII. Candidato com mais idade.
4.2. DA REALIZAÇÃO DOS TESTES
a. Data: 22 de novembro de 2010
b. Horários e Locais:
ENSINO FUNDAMENTAL (5ª Série)
ENSINO MÉDIO (1ª Série)
Das 08h30min às 11h30min
Das 14 horas às 17 horas
- Colégio da Policia Militar do Paraná
Rua José Ferreira Pinheiro, 349 ‑ Portão;
- Colégio Pedro Macedo
Avenida República Argentina, 2376 - Portão;
- Colégio Estadual Gabriela Mistral, Rua Tabajaras, 840 – Vila Izabel.
- Colégio da Policia Militar do Paraná
Rua José Ferreira Pinheiro, 349 ‑ Portão;
- Colégio Pedro Macedo
Avenida República Argentina, 2376 - Portão.
Colégio Estadual Gabriela Mistral, Rua Tabajaras, 840 – Vila Izabel.
c. O local definido de prova de cada candidato constará na ficha de inscrição.
5. 3ª FASE - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Os gabaritos preliminares e a prova objetiva serão divulgados na Internet, até às 18 horas do dia 23 de Novembro, no endereço eletrônico do CPM (www.apmf-cpm.com.br).
Os gabaritos definitivos da prova objetiva serão divulgados na Internet, após avaliação dos recursos, até às 17h30min do dia 28 de novembro de 2010 no endereço eletrônico do CPM (www.apmf-cpm.com.br).
A divulgação dos resultados fica prevista para o dia 10 de dezembro de 2008, em jornal de alcance estadual, e ainda pela home page do CPM (www.apmf-cpm.com.br).
Caso não ocorra o aproveitamento das vagas mencionadas no item 1.1, será realizada uma divulgação em 2 º chamada dos aprovados no dia 29 de dezembro de 2008 em edital no Colégio da Polícia Militar e no endereço eletrônico www.apmf-cpm.com.br.
Não serão divulgados resultados pelo telefone.
6. 4ª FASE – RECURSO
a) O recurso contra os gabaritos preliminares deverá ser apresentado até o dia 25 de novembro de 2010 (48 horas após a divulgação do gabarito preliminar), no período das 08 horas às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, no Colégio da Polícia Militar, constando o(s) item (itens) que desejar interpor recurso.
b) O recurso deverá seguir o modelo exposto no Anexo C, observando em seu teor, a clareza, consistência e objetividade afetas ao pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.
c) Se houver anulação, por força de impugnação, de gabarito preliminar de item integrante de provas, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
d) Todos os recursos serão analisados e as justificativas das alterações de gabarito serão divulgadas no endereço eletrônico www.apmf-cpm.com.br, quando da divulgação do gabarito definitivo. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.
e) Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.
f) Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos, recurso de gabarito definitivo, bem como contra o resultado final nas demais fases.
g) Recursos cujo teor desrespeite a banca serão preliminarmente indeferidos.
7. 5ª FASE - DA MATRÍCULA
a) Documentos necessários:
I - 3 fotos 3x4 coloridas e atualizadas;
II - Carteira de identidade (cópia);
III - Declaração de matrícula ou Histórico Escolar referente à conclusão da 4ª série para quem ingressará na 5ª série do Ensino Fundamental e da 8ª série para aqueles que ingressarão na 1ª série do Ensino Médio;
IV – CPF para Ensino Médio (Cópia);
V - Contribuição para a APM no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), com direito a agenda, caneta, hinário e pasta ou mochila do CPM;
VI – Trazer atestado médico mencionando estar apto para realizar atividades físicas.
b) Local de realização das matrículas:
As matrículas serão realizadas no Colégio da Polícia Militar do Paraná, conforme se especifica abaixo:
- 15 de Dezembro de 2010, às 19 horas para os aprovados na 5ª série do Ensino Fundamental.
- 16 de Dezembro de 2010, às 19 horas para os aprovados no 1ª ano do Ensino Médio.
c) A matrícula dos alunos aprovados em 2º chamada deverá ser realizada no Colégio da Polícia Militar, no dia 08 de janeiro de 2011, no horário das 19 horas.
8. PRESCRIÇÕES DIVERSAS
a) Quando da realização dos testes, os portões serão fechados, 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para o início da realização das provas, ou seja, os portões serão fechados às 08 horas para o ensino fundamental e às 13h30min para o ensino médio, não sendo permitida a entrada de qualquer candidato após o horário previsto.
b) Não haverá segunda chamada para a realização das provas. O não-comparecimento a estas implicará a eliminação automática do candidato.
c) Os candidatos receberão, no ato da inscrição, o programa de matérias para o teste de seleção, bem como, a designação do local da realização das provas.
d) O candidato, portador de deficiência ou não, que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, na solicitação de inscrição, os recursos especiais necessários bem como laudo médico (original ou cópia simples) que justifique o atendimento especial solicitado. A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.
e) O candidato deverá apresentar o comprovante da inscrição para realização dos testes.
f) Os candidatos poderão ter acesso aos seus respectivos escores, obtidos no exame de seleção, a partir do dia 05/01/2010 até o dia 02/02/2010, no horário compreendido entre 08 horas e 12 horas. Não serão fornecidos escores por telefone.
g) As provas para ingresso na 5ª série do Ensino Fundamental versarão sobre assuntos que avaliem conhecimentos do Ensino Fundamental (1ª fase), de 1ª a 4ª série, conforme conteúdo programático de disciplinas, relacionado no Anexo A deste Edital.
h) As provas para ingresso na 1ª série do Ensino Médio versarão sobre assuntos que avaliem conhecimentos do Ensino Fundamental (2ª fase), de 5ª a 8ª série, conforme conteúdo programático de disciplinas, relacionado no Anexo B deste Edital.
i) Ao se inscrever, o candidato e seu responsável aceitam de forma irrestrita as condições contidas neste Edital, não podendo alegar desconhecimento das informações contidas neste documento, nos comunicados e em outros a serem publicados. É de inteira responsabilidade do candidato e seu responsável acompanharem a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao teste seletivo divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.apmf-cpm.com.br.
j) A duração da prova para ingresso na 5ª série do Ensino Fundamental, bem como para a 1ª série do Ensino Médio, será de três horas.
l) As questões das provas para ingresso na 5ª série do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio serão objetivas, tipo múltipla escolha. Além de questões do tipo citado, para ingresso em ambas as séries, o candidato fará também prova de Produção de Texto.
m) A nota de cada candidato será aferida pela somatória do número de acertos obtido na prova objetiva com a nota alcançada na Produção de Texto.
n) A prova para ingresso na 1ª série do Ensino Médio será composta de 35 (trinta e cinco) questões objetivas e a prova para ingresso na 5ª série do Ensino Fundamental de 30 (trinta).
o) A Produção de Texto terá o valor de 03 (três) escores tanto para ingresso na 5ª série do Ensino Fundamental, como na 1ª série do Ensino Médio. O critério para correção da Produção de Texto será fundamentado na Estrutura Gramatical (ortografia, acentuação gráfica, pontuação, concordância e regência) e na Expressão de Idéias (clareza, coerência, objetividade, criatividade e argumentação)
p) Cada questão da prova objetiva, tanto para ingresso na 5ª série do Ensino Fundamental, como para a 1ª série do Ensino Médio terá o valor de 01 (um) escore.
q) A somatória de acertos na prova para ingresso na 5ª série do Ensino Fundamental terá valor máximo de 33 (trinta e três) escores (soma do número de escores da prova objetiva com o número de escores da Produção de Texto). A prova para ingresso na 1ª série do Ensino Médio terá valor de 38 (trinta e oito) escores. Os valores máximos citados corresponderão à nota 10 (dez).
r) O candidato que não atingir o mínimo de 10 (dez) escores para ingresso na 5ª série do Ensino Fundamental e de 12 (doze) escores para ingresso na 1ª série do Ensino Médio não será classificado.
s) O candidato não poderá levar o caderno de provas quando da realização destas.
t) O candidato aprovado só poderá realizar a matrícula no turno em que se inscreveu.
u) Perderá o direito à vaga o candidato que não efetuar a matrícula conforme as condições estabelecidas neste Edital.
v) Em caso de desistência por parte de qualquer candidato aprovado e/ou matriculado, a convocação de candidatos suplentes da classificação geral só se dará até o 1º dia letivo do ano de 2011.
x) Para a realização das provas o candidato só poderá estar portando documento de identidade ou outro documento com foto, comprovante de inscrição, lápis preto comum ou lapiseira, borracha para lápis, caneta esferográfica com tinta azul ou preta, régua.
z) Não será permitido, durante a realização dos testes, o uso de régua de cálculo, ábaco, formulário ou qualquer tipo de calculadora, bem como telefone celular, bip, relógios, tele-mensagem ou similares.
a.a) Não será permitido o candidato a utilizar boné e/ou óculos escuro durante a realização da prova.
a.b) Será eliminado do concurso o candidato que tentar comunicar-se com outros candidatos durante os testes, ou ainda que tentar usar de meios ilícitos para a resolução das provas. O fato do candidato obter resultado nulo ou zero nas provas também será caso de eliminação.
a.c) Para o preenchimento do gabarito (folha de resposta) e ainda a transcrição da Produção de Texto para a folha definitiva, o candidato deverá utilizar caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
a.d) O candidato que deixar de transcrever o número de inscrição para o gabarito ou a produção de texto terá sua prova desconsiderada, não sendo corrigida.
a.e) Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este edital ou com a folha de respostas, tais como marcação rasurada ou emendada ou campo de marcação não-preenchido integralmente.
a.f) O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.
a.g) O candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, seu número de inscrição e o número de seu documento de identidade.
a.h) De acordo com a possibilidade de reestruturação pedagógica do Colégio da Polícia Militar, poderão ser ofertadas, para o ano letivo de 2010, turmas para a 5ª série do ensino fundamental somente no período da tarde.
a.i) A validade e os efeitos deste Edital esgotam-se no 1º (primeiro) dia letivo de 2011.
a.j) Em hipótese alguma será permitido aos candidatos a realização das provas em data e horário distintos do previsto no presente Edital.
a.l) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de trabalhos responsável pela organização do teste seletivo, em conjunto com a Diretoria de Ensino da Corporação.
a.m) Constam deste Edital os anexos A, B e C, que trazem os seguintes assuntos:
- Anexo A: Conteúdo programático das disciplinas para ingresso na 5ª série do Ensino Fundamental;
- Anexo B: Conteúdo programático das disciplinas para ingresso na 1ª série do Ensino Médio;
- Anexo C: Modelo de recurso.

CURITIBA, PR, 02 de setembro de 2010.

NILSON CARLOS ROSA, Ten.-Cel. QOPM, RG 1.841.472-4
Comandante do CPM
ANEXO A
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS PARA INGRESSO NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA E PRODUÇÃO DE TEXTO
1. Interpretação de Texto
2. Produção de Texto
2.1 Elaboração de frases e parágrafos
3. Fonética
3.1 Encontros vocálicos, consonantais e dígrafos;
3.2 Sílaba, letra e fonema;
3.2.1 Divisão silábica;
3.2.2 Classificação das palavras;
3.3 Tonicidade;
3.3.1 Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica (Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas).
4. Ortografia
2.1 Uso das letras; Maiúsculo; Minúsculo.
2.2 Sinais de pontuação;
2.3 Acentuação gráfica: agudo, crase e circunflexo.
2.3.1 Outros sinais gráficos; cedilha, til, hífen, trema e apóstrofo.
5. Morfologia
5.1 Classe das palavras:
5.1.1 Substantivo – classificação e flexão;
5.1.2 Adjetivo – classificação e flexão;
5.1.3 Numerais – classificação e flexão, leitura e escrita dos numerais;
5.1.4 Advérbios – classificação e flexão;
5.1.5 Pronomes – classificação e flexão;
5.1.6 Verbos regulares – classificação e conjugação.
6. Sintaxe
6.1 Reconhecer sujeito e predicado.
MATEMÁTICA
1. Números Naturais
1.1 Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
1.2 Expressão numérica envolvendo as quatro operações;
1.3 Problemas com números naturais;
1.4 Maior divisor comum (MDC);
1.5 Menor múltiplo comum (MMC);
1.6 Porcentagem.
2. Frações Ordinárias
2.1 Representação; leitura; tipos de fração; simplificação; comparações de frações;
2.2 Operações com frações; adição, subtração, multiplicação e divisão.
2.3 Problemas e expressões com fração.
3. Números Decimais
3.1 Leitura de números decimais;
3.2 Operações com números decimais: adição e subtração;
3.3 Problemas e expressões com números decimais.
4. Sistema Monetário Brasileiro
4.1 Operações e problemas.
5. Sistemas de Medidas
5.1 Medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo:
5.1.1 Representação, leitura, transformação de unidade;
5.1.2 Problemas;
5.1.3 Perímetro e Superfície.
6. Geometria
6.1 Ângulos;
6.2 Quadriláteros;
6.3 Triângulos;
6.4 Círculo e Circunferência.
CONHECIMENTOS GERAIS DE CIÊNCIAS
1. O Universo: origem e características dos astros do sistema solar.
2. Os Seres Vivos
2.1 A vida dos animais e seu habitat;
2.2 Invertebrados, vertebrados;
2.3 Partes da planta, variedade, funções de cada planta e equilíbrio ecológico.
3. O Corpo Humano: divisão do corpo, sistemas e o funcionamento do organismo;
4. Saúde: métodos de higiene, defesas do organismo, nutrição, doenças, contaminação e prevenção.
5. O Ambiente: importância do solo, ar e água para a vida e Problemas ambientais.
CONHECIMENTOS GERAIS DE ESTUDOS SOCIAIS
1. Iniciando a História do Brasil
1.1 Primeiros habitantes;
1.2 As primeiras riquezas de nossa Terra;
1.2 As Capitanias Hereditárias;
1.3 Os governos gerais do Brasil.
2. Os Símbolos da Pátria (Brasil) e do nosso Estado (Paraná).
3. Brasil
3.1 Aspectos geográficos.
3.2 Divisão Territorial;
3.3 Regiões brasileiras (ênfase a região Sul) – principais características.
4. Paraná
4.1 Aspectos geográficos.
4.2 Os caminhos e o tropeirismo;
4.3 Emancipação política do Paraná;
4.4 O contestado
4.5 O folclore paranaense.
5. Origens de Curitiba
5.1 Principais Rios de Curitiba e suas influências na ocupação do espaço curitibano.
6. Cartografia
6.1 Leitura e interpretação de mapas.


ANEXO B - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS PARA INGRESSO NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
LINGUA PORTUGUESA
1. Fonética
1.1 Encontros consonantais e dígrafos, ortografia e pontuação.
2. Sinais Gráficos e Acentuação Gráfica: agudo, crase, circunflexo, cedilha, til, hífen, trema, apóstrofo e aspas.
3. Morfologia
3.1 Processo de formação de palavras e análise morfológica;
3.2 Verbos, classificação, modos e tempos verbais.
4. Sintaxe
4.1 Termos essenciais e integrantes da oração;
4.2 Período composto;
4.3 Oração coordenada, subordinada e sua classificação;
4.4 Concordância verbal e nominal;
4.5 Regência Verbal e Nominal.
5. Estilística: Figuras de linguagem – estilo.
6. Produção de texto
6.1 Elaboração de parágrafos: textos descritivos, narrativos e dissertativos.
7. Interpretação de texto.
CIÊNCIAS
1. O Ambiente em que vivemos
1.1 Ecossistemas terrestres;
1.2 Ambiente: constituição, dinâmica e equilíbrio;
1.3 Estudo do ar, da água e do solo.
2. Os Seres Vivos
2.1 Os reinos da natureza:
2.2 A organização funcional dos seres vivos e sua utilização como recurso natural.
3. O Organismo Humano
3.1 A vida do homem e suas características;
3.2 Reprodução e sexualidade.
4. Matéria e Energia
4.1 Estudo dos fenômenos físicos e químicos.
GEOGRAFIA
1. O espaço geográfico
1.1 Diversidade natural do planeta Terra: clima, relevo, vegetação, hidrografia;
1.2 Características naturais das regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste;
1.3. Características naturais generalizadas dos continentes: Ásia, África, Europa e América;
1.4. Distribuição dos ecossistemas e impacto ambiental no Brasil e no mundo.
2. Geografia da Produção
2.1 Produção industrial no Brasil e no mundo;
2.2 Agropecuária no Brasil e no mundo;
2.3 A circulação da produção: comércio brasileiro e internacional;
2.4 As fontes de energia no Brasil e no mundo.
3. A economia mundializada
3.1 Formação de blocos econômicos;
3.2 Os países emergentes da Ásia (Tigres Asiáticos) e da América;
3.3 O poder industrial e financeiro neoliberal;
3.4 A distribuição de renda no Brasil e no mundo.
4.Geografia populacional
4.1 Distribuição populacional no Brasil e no mundo;
4.2 O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);
4.3 As migrações internas e internacionais;
4.4 A cidadania, ética e participação social;
4.5 Os conflitos étnicos mundiais do pós-guerra.
5. A linguagem cartográfica
5.1 Interpretação de mapas, gráficos e tabelas;
5.2 Coordenadas geográficas;
5.3 Localização de continentes, mares e oceanos.
HISTÓRIA GERAL
1. Antiguidade: Mesopotâmia; Egito; Hebreus; Mundo Grego; O Mundo Romano; A Civilização Núbia na África; China Antiga e Índia Antiga.
2. Idade Média: Império Carolíngio; Feudalismo; Império Bizantino; Islamismo; China Medieval e África Medieval.
3. Idade Moderna
3.1 Grandes Navegações e descobrimento marítimo (espanhol e português);
3.2 Renascimento artístico e cultural;
3.3 Reformas religiosas;
3.4 Contra reforma;
3.5 Absolutismo Monárquico;
3.6 Iluminismo;
3.7 Revolução Industrial;
3.8 Revolução Burguesa.
. Idade Contemporânea
4.1 Conflitos do mundo contemporâneo (Revolução Russa, 1ª Guerra Mundial, 2ª Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerra do Vietnã, Guerra do Iraque);
4.2 Facismo e Nazismo
4.3 Globalização e formação dos blocos regionais;
4.4 Teorias Econômicas (liberalismo, monopolismo e neoliberalismo, globalização).
HISTÓRIA DA AMÉRICA E DO BRASIL
1. Povos pré-colombianos.
2. Independência da América Espanhola.
3. Colonização norte americana e independência.
4. Africanos no Brasil e Abolição.
5. Ciclos econômicos brasileiros do período colonial até Republica Velha.
5.1 Pau-brasil, cana de açúcar, borracha e café.
6. Imigrações.
7. A eclosão dos movimentos sociais no Brasil (1900-1920): Guerra de Canudos; Guerra do Contestado; Revolta da Vacina; Revolta da Chibata.
8. Tenentismo
9. A Era Vargas
10. Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.
11. Revolução cubana
12. Governos: Dutra, Vargas, Jucelino, Jânio Quadros e João Goulart.
13. Ditadura Militar.
14 Redemocratização do Brasil
14.1 Governos: Sarney; Collor; Fernando Henrique Cardoso; Lula.
MATEMÁTICA
1. CONJUNTOS NUMÉRICOS
1.1 Números naturais, números inteiros, números racionais e irracionais (forma fracionária e forma decimal), números reais.
1.2 Operações.
1.3 Comparação.
1.4 Expressões numéricas.
1.5 Propriedades de potências.
1.6 Potências de expoente negativo e de expoente fracionário.
1.7 Radicais (operações, propriedades, racionalização de denominadores).
1.8 Problemas.
2. RAZÕES E PROPORÇÕES; PORCENTAGEM; JUROS
2.1 Regra de três simples e composta.
2.2 Porcentagem.
2.3 Juros simples.
2.4 Problemas.
3. POLINÔMIOS
3.1 Operações.
3.2 Produtos notáveis.
3.3 Fatoração.
4. FRAÇÕES ALGÉBRICAS
4.1 Operações.
4.2 Simplificação.
5. EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES
5.1 Equações e inequações do 1º grau.
5.2 Equações do 2º grau.
5.3 Sistemas de equações do 1º e do 2º graus.
5.4 Equações irracionais.
5.5 Problemas.
6. TRIGONOMETRIA
6.1 Razões trigonométricas no triângulo retângulo.
6.2 Problemas.
7. GEOMETRIA
7.1 Triângulos, quadriláteros, circunferência e círculo: elementos principais, perímetros e áreas.
7.2 Relações métricas no triângulo retângulo.
7.3 Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo.
7.4 Problemas.
ANEXO C

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
DIRETORIA DE ENSINO
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
“Cel PM FELIPPE DE SOUSA MIRANDA”

RECURSO DAS PROVAS OBJETIVAS
Orientações

1.
Use folha separada para cada questão.
2.
Assine o recurso, identificando corretamente o número de inscrição, série e turno escolhidos pelo candidato.
3.
Anulada uma questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
4.
O Resultado do julgamento dos recursos será publicado no site da APMF conforme o disposto no item 6 do presente Edital, coletivamente.

Nº DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO:
SÉRIE: TURNO:

DISCIPLINA:
Nº da questão recorrida:

Fundamentação do recurso:

Fonte(s) que embasa(m) a argumentação do candidato:

_____________________________________________________________________
Nome do Responsável / Assinatura

Recomendar esta página via e-mail: