• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

1º BPM - ROTAM

Ronda Tático Motorizada

A ROTAM é uma força policial qualificada para dar atendimento a ocorrências de maior potencial de risco. Criada pela Diretriz 006/2004 do Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná, substituiu, em Ponta Grossa, a RONE, e vem sendo empregada, diuturnamente, em reconhecimento de áreas urbanas e rurais, localização e prisão de quadrilhas do crime organizado, segurança de áreas conflagradas, tanto rurais quanto urbanas, roubos a banco, assaltos com reféns, latrocínio e homicídios, furtos e roubos de veículos, entre muitas outras alterações que exigem a pronta ação de equipes adestradas.

Além de agir nestas situações, a ROTAM do 1ª Batalhão, a exemplo de unidades pares de outros batalhões, desenvolve policiamento ostensivo-preventivo, seja atuando em blitze juntamente com o Pelotão de Trânsito, seja patrulhando áreas consideradas críticas de Ponta Grossa e municípios da Região dos Campos Gerais.

As equipes da ROTAM, submetidas a treinamento profissional contínuo sob coordenação do comando do 1º BPM, são empregadas em quaisquer locais do Estado, quando situações de graves alterações exigirem, como em reintegração de posse de terras em conflitos agrários, rebeliões em cadeias e penitenciárias, tumultos generalizados e outras situações em que o efetivo normal prescinda de reforço para o sucesso das ações policiais no restabelecimento da ordem e da paz públicas. Somam-se ao profissionalismo das equipes, viaturas, equipamentos e armamentos especiais, aspecto que distingue o policial dos demais integrantes da Corporação, prestando-se às estratégias do comando diante de ocorrências mais complexas.

Recentemente, a ROTAM de Ponta Grossa participou das Operações Especiais desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública nas cidades de Foz do Iguaçu, Londrina, Francisco Beltrão, Pato Branco, Cascavel e localidades destes municípios, incluindo também ações preventivas desencadeadas em Ponta Grossa. Todas as ações resultaram na queda significativa dos índices criminais, com apoio e boa receptividade das comunidades e autoridades locais.

Neste ano, as equipes da ROTAM estiveram presentes também em grande eventos na área dos Campos Gerais, como rodeios, exposições, feiras, entre outras festividades, assegurando a tranqüilidade e a segurança dos freqüentadores.
Recomendar esta página via e-mail: