• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Administrativo

27/06/2011

Prefeito de Curitiba e coronéis da PM recebem medalha “Coronel Sarmento”


Em solenidade realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, nesta segunda-feira (27) a Polícia Militar do Paraná homenageou o prefeito de Curitiba Luciano Ducci, a Diretora de Pessoal da PM, Coronel Miriam Biancolini Nóbrega, e o Comandante do 1° Comando Regional da corporação, Coronel Ademar Cunha Sobrinho com a entrega da medalha honrosa “Coronel Sarmento”. Durante a solenidade, o Governo do Estado também entregou 502 armas de fogo, doadas pela Polícia Civil, à Guarda Municipal. 

Do total de armas, são 500 revólveres calibre 38 e duas carabinas do mesmo calibre 38. Participam da solenidade o Governador Beto Richa, o prefeito Ducci, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta, o Subcomandante-Geral da PM Coronel Júlio Ozga Nóbrega, o Secretário Municipal de Defesa Social Nazir Abdalla Chain, o Delegado-Geral da Polícia Civil Marcus Vinícius Michelotto e demais autoridades civis e militares convidadas. 

“As parcerias são fundamentais entre as forças policiais. E este evento é a demonstração de que a integração tem dado certo no Estado do Paraná. Assim avançamos muito nesta área”, disse o governador. “Cumprimento os coronéis que receberam a medalha e também o prefeito, que certamente fazem jus a esta homenagem; também estou feliz porque recebi a mesma medalha no dia do Patrono da PM”, completa. 

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, também recebeu a medalha Coronel Sarmento no dia do Patrono da Polícia Militar. “Eu fiquei muito feliz de ver que no dia dedicado ao Patrono da Polícia Militar, Coronel Sarmento, o Comandante Geral da Polícia Militar outorgou a maior honraria da instituição ao Delegado Geral da Polícia Civil”, disse.

“Isso tudo é um simbolismo e reveste-se de uma importância fundamental na medida em que todos nós sabemos que a cooperação na área de segurança pública, a integração, a junção de esforços das instituições, das corporações, das forças de segurança pública é fundamental para que nós tenhamos a redução dos índices de criminalidade do Paraná”, acrescentou o secretário Reinaldo. 

A integração entre as forças de segurança também foi destacada pelo secretário de segurança estadual. “Isso é fundamental. Ninguém faz nada sozinho na segurança pública. É necessário sinergia, cooperação, união de esforços, convergência de esforços. Seja das forças federais, seja das forças de segurança pública do Estado, seja das guardas municipais, das secretarias de defesa social e o ato hoje realizado aqui simboliza isso tudo: a Polícia Civil doando armas para a Guarda Municipal de Curitiba, no Quartel da Polícia Militar”, ressaltou.

A medalha “Coronel Sarmento” é a maior honraria da Polícia Militar do Paraná e dada anualmente a militares e civis que se destacaram no trabalho em favor da segurança pública do estado. Neste ano, 38 medalhas foram entregues a pessoas indicadas pelo próprio Comandante Geral da PMPR, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta. 

“A medalha já havia sido outorgada ao prefeito Luciano Ducci, mas ele só recebeu hoje, mostrando que a prefeitura de Curitiba, através do seu prefeito e também com seu secretário municipal de defesa social e Guarda Municipal, está trabalhando em conjunto com a Polícia Militar do Paraná e também com a Polícia Civil”, disse. 

HOMENAGEADOS - O prefeito Luciano Ducci, por sua vez, agradeceu a honraria recebida. “Isso me enche de orgulho, pois sei que estou entre as pessoas homenageadas pela PM, devido ao trabalho desenvolvido”, destacou. Ele também aproveitou para ressaltar os investimentos feitos na guarda municipal nos últimos tempos e a integração com o governo do estado, principalmente com a Polícia Militar. “Agimos juntos para proteger o cidadão”, frisa. 

A primeira Coronel mulher da Polícia Militar do Paraná, Miriam Biancolini Nóbrega, e a única da primeira turma feminina ainda na ativa, foi umas das três pessoas agraciadas no dia de hoje. “Este símbolo já foi conferido a diversas personalidades e anônimos do estado que contribuíam grandemente com o desenvolvimento da polícia militar e, por isso, é que me sinto muito feliz e lisonjeada com a homenagem; além disso, ela representa, neste momento, todas as mulheres que além de dar a vida pela Polícia Militar ainda conseguem ser mães, esposas e mulheres”, enumera. 

O Coronel Ademar também explicou que além de a medalha ser conferida aos parceiros da PM, também é oferecida a um militar estadual quando ele atinge o posto de Coronel. “Eu sinto uma satisfação total porque entramos como oficiais na PM almejando ser coronel. Então são duas coisas possíveis de serem comemoradas neste dia: o êxito de chegar ao mais importante posto na PM e ter o trabalho reconhecido”, lembra.

Fotos: Cabo Daniel Meneghetti

   

   

   

     

   

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.