16º Batalhão de Polícia Militar

brasao_16_bpm

 

O 16º Batalhão de Polícia Militar é a unidade da Polícia Militar do Paraná localizado na região Central do Estado. Responsável pelo policiamento ostensivo e pelo atendimento de ocorrências policiais em 14 municípios da região, garantidor da segurança de mais de 395 mil pessoas que residem em sua área de atuação.

 

16º Batalhão de Polícia Militar
Rua XV de Novembro - 4347 - Morro Alto
Guarapuava - PR
CEP 85065-694
Tel. (42) 3626-7000

Localização: (clique aqui)​
 

 

Notícias do 16º BPM

Mais notícias

 

O 16º Batalhão de Polícia Militar abrange 14 municípios - PR e está dividido em quatro companhias.

1ª Companhia:

A 1ª Companhia fica localizada na sede do 16º BPM, no bairro Morro Alto, e atende os municípios de Guarapuava, Turvo e Campina do Simão, além dos Distritos de Entre Rios, Palmeirinha e Guará.

Comandante: Capitão QOPM Fabio Antonio Matucheski Zarpelon

Endereço: Rua XV de Novembro, 4347 – Morro Alto - Guarapuava - PR, CEP: 85065-694

Fone: (42) 3626-7000

 

2ª Companhia:

A 2ª Companhia fica localizada no município de Pinhão, e atende os municípios de Pinhão, Reserva do Iguaçú, Foz de Jordão e Candói.

Comandante: Capitão QOPM Fabio Antonio Matucheski Zarpelon

Endereço: Rua XV de Novembro, 267 – Centro - Pinhão - PR, CEP: 85170-000

Fone: (42) 3626-7000

 

3ª Companhia:

A 3ª Companhia fica localizada no município de Pitanga, e atende os municípios de Pitanga, Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste, Nova Tebas, Manoel Eribas e Mato Rico.

Comandante: Aspirante Oficial PM João Paulo Batista França

Endereço: Praça 28 de Janeiro, 121 – Centro - Pitanga - PR, CEP: 85200-000

Fone: (42) 3646-1688

 

4ª Companhia:

A 4ª Companhia fica localizada no município de Prudentópolis, a qual possui um único município sob sua responsabilidade territorial, cuja extensão abrange 2.309 Km2, sendo a quinta maior extensão territorial do Paraná.

Comandante: 1º Ten. QOPM Walla Schreiner

Endereço: Rua Pref. Afonso Ditzel, 735 - Prudentópolis, PR, 84400-000

Fone: (42) 3446-1893

Rua XV de Novembro, 4347, Bairro Morro Alto, CEP 85065-694 - Guarapuava - PR 

fachada

 

sede 1

O 16º Batalhão de Polícia Militar é a unidade da Polícia Militar do Paraná com sede no município de Guarapuava.

Originário do Destacamento da Força Policial da Província, desde os idos de 1868, com a explosão demográfica atrelada ao desenvolvimento da região, em 1976 passou a sediar a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Passado bons anos, em 14 de Junho de 1989, o Governador do Estado do Paraná, assinou o Decreto nº 5.195, transformando a 3ª CIPM em 16º Batalhão de Polícia Militar com jurisdição sobre 11 municípios inicialmente, que ao longo dos anos passou a divisão política compor-se de 24 municípios pertencentes ao Batalhão, sendo o maior Batalhão do Paraná em extensão territorial, esse que foi dividido em quatro Companhias.

Na data de 13 de junho de 2022, foi assinado o decreto Nº 11.388, em que o Governador do Estado no uso de suas atribuições que lhe confere tendo em vista o previsto no artigo 63, da lei Nº 16.575, de setembro de 2010, decreta: O 16º Batalhão de Polícia Militar sediado no município de Guarapuava, passa a denominar-se: “Batalhão 3º Sargento PM Ricieri Chagas”.

Ricieri Chagas, nasceu em 29 de outubro de 1973, ingressou nas fileiras da corporação em 26 de julho de 1995 como soldado 2ª classe, foi promovido a graduação de Cabo em 10 de agosto de 2018 e a graduação de 3º Sargento em 21 de abril de 2022 (post mortem), tendo completado 29 anos, 3 meses e 05 dias de excelente serviços.

Serviu no 16º BPM fez parte do extinto GOE (Grupo de Operações Especiais) e TMA (Tático Móvel Auto), além da ROTAM, Pelotão de Trânsito e por cerca de 15 anos vestiu a camisa do Pelotão de CHOQUE do 16° BPM. No dia 17 de abril de 2022, o Batalhão foi atacado pelo “Domínio de Cidades”, neste dia infelizmente três policiais nossos foram atingidos por disparos de arma de fogo, e perdemos o Sargento Ricieri. Ele teve uma carreira exemplar e extremamente operacional, seu legado para sempre será lembrado. Honrou com todas as suas forças o seu juramento: "devotar-me inteiramente ao serviço do estado e da minha pátria. cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida."

Em data de 28 de setembro de 2023, através do Decreto 3532, a 2ª Companhia Laranjeiras do Sul, passa a ser 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM), que ficará responsável por 10 municípios, deixando de pertencer ao 16º BPM.

Passando assim, o 16º Batalhão de Polícia Militar de 24 para 14 municípios de seu domínio, sendo eles, Guarapuava, Turvo, Campina do Simão, Pinhão, Reserva do Iguaçú, Foz do Jordão, Candói, Pitanga, Mato Rico, Nova Tebas, manoel Ribas, Santa Maria    do    Oeste,     Boa     Ventura     do     São     Roque     e     Prudentópolis. O Batalhão possui equipes especializadas, como:

RPA - Rádio Patrulha: Responsáveis pelo patrulhamento ostensivo e no atendimento diário das ocorrências. Quando alguém necessita de uma equipe policial para uma emergência, a central de atendimento do 190 filtra a as informações e repassa via rádio a ocorrência para uma equipe policial de rádio patrulha.

Pelotão de CHOQUE, com policiais altamente capacitados para atuar em situações específi-cas e no controle de distúrbios civis, que atua no patrulhamento ostensivo preventivo de alto risco, com operações para combater ações do crime organizado de alta periculosidade, atuando no controle de multidões e em grandes eventos e ainda conta com uma equipe de Operações com Cães, especializada com cães de faro, atuantes na detecção de entorpecentes, armas, explosivos e na buscas de pessoas.

ROTAM – Rondas Ostensivas Tático Móvel com característica iniciais do antigo GOE e TMA, desenvolvem um policiamento ostensivo com equipe tática com 3 ou 4 integrantes em uma viatura, com um efetivo especializado preparado para o pronto atendimento   a   ocorrências   de   alto   riscos,   bem   como   atuando   na   prevenção.

Patrulha Maria da Penha: A Patrulha Maria da Penha do 16º BPM iniciou suas atividades em 29 de agosto de 2018. Sua equipe está dedicada a apoiar mulheres que tiveram a coragem de quebrar o ciclo de violência, denunciaram seus agressores e solicitaram Medidas Protetivas de Urgência. Além disso, a equipe trabalha para assegurar que todas as vítimas de violência doméstica atendidas pela Polícia Militar tenham acesso à Rede de Enfrentamento do município e se informem sobre os serviços disponíveis   no   Centro   de   Referência   no   Atendimento   à   Mulher   (CRAM).

Patrulha Rural: Programa Patrulha Rural Comunitária, possui como finalidade desenvolver instrumentos e medidas junto à comunidade a fim de proporcionar maior segurança, redução de indicadores de criminalidade e melhoria da qualidade de vida na população das áreas rurais. Além disso existe o Projeto Patrulha Rural 4.0 que leva uma Placa e uma Cartilha com dicas de segurança pessoal e patrimonial, com localização e georreferenciamento das propriedades pelas equipes policiais, visando desenvolver ações de policiamento de proximidade orientado ao problema, com implementação de tecnologia aplicada à Segurança Pública.

Pelotão de Trânsito: Executa a fiscalização de trânsito, atuando com orientação e controle de tráfego, com o objetivo de proporcionar segurança e fluidez do trânsito e assegurar o cumprimento da Lei, Regulamentos e demais atos pertinentes. Executa a fiscaliza veículos e condutores, operações, registro de acidentes de trânsitos ocorridos na cidade, além de promover campanhas de trânsito, visando orientar e educar motoristas e pedestres.

O 16º BPM há anos vem desenvolvendo um excelente trabalho comunitário, proporcionando uma parceria entre a população e a PM, as quais trabalham juntas para identificar, priorizar e resolver problemas.

O Batalhão é grande atuante no combate ao tráfico de drogas, trazendo excelentes resultados em toda área e principalmente na região de Manoel Ribas, com os crimes de descaminho e contrabando.

Além disso, o Batalhão nos últimos três anos se destacou no âmbito estadual, sendo a Unidade que mais apreendeu armas de fogo.

Ainda investe em diversas campanhas anuais, como páscoa solidária, do agasalho, dia das crianças, natal solidário entre outras, fazendo-se sempre presente na comunidade.

Polícia Militar do Paraná, Nós fazemos a diferença!

Comunicação Social 16º BPM - Batalhão 3º SGT PM Ricieri Chagas

cmt

 

Comandante do 16º BPM: 

Tenente-Coronel QOPM Valmir de Souza

Curriculum: 

Nasceu na cidade de Altônia - PR, é filho de Sebastiana Lourdes de Souza e de João de Souza, é casado com a senhora Patrícia e possui três filhos, Maria Clara, Ana luiza e Felipe.

Ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1994.

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 16º BPM, o ten.- cel. Valmir de Souza estava servindo no 4º CRPM, sediado em Ponta Grossa.


 

Cursos de especialização:

- Possui graduação em oficial de polícia militar pela Academia Policial Militar do Guatupê (1994);

- Instrutor de cursos na PMPR: CFP, CFS e CFO.

- Possui Diversas Especializações Dentre Elas: Gestão Ambiental, Direito Penal E Processo Penal, - Políticas Públicas, Administração e Orientação Educacional, Perícia Criminal, Análise Criminal, Programa de Resistência as Drogas e Violência – PROERD; Policiamento Montado, Polícia Judiciária Militar, Multiplicador de Polícia Comunitária, Promotor de Polícia Comunitária, Curso Nacional de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, Controle de Distúrbios Civis, Negociação de Crises, - Gestão Estratégica de Polícia de Choque, Nivelamento da Força Nacional, Segurança Multidimensional nas Fronteiras

Curso superior:

- Graduação em Direito pela UNIPAR (2003);

- Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007);

- Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates (2016),

- Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019).

- Professor titular de Direito e Professor de Cursos de Pós-Graduação

- Professor Curso de Formação Profissional de Guarda Municipal de Toledo.

 

Subcomandante do 16º BPM:

Maj. QOPM Jakson Aquiles Busnello

Em construção…

Em construção…