Batalhão de Polícia Rondas Ostensivas de Natureza Especial - BPRONE

Brasão BPRONE

 

O Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) é a unidade doutrinadora de Patrulhamento Tático Motorizado, no âmbito da Policia Militar do Paraná. Constitui-se em tropa especialmente treinada e preparada para fazer frente ao combate ao crime organizado, atuando nas áreas das unidades operacionais da PMPR em apoio (cobertura) ou diretamente no atendimento às ocorrências de vulto.

 

Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial
Rua Deputado Rivadavia Vargas - 201 - Vista Alegre
Curitiba - Paraná
CEP 80820-630

Localização (clique aqui)
 

 

Mais notícias

 

O Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial, sediado em Curitiba, atua em todo o Estado do Paraná, na forma de recobrimento da malha protetora de segurança pública, agindo em apoio as unidades de área, em missões específicas ou no atendimento direto a ocorrências de vulto.

A sede do Batalhão de Polícia de RONE, está localizado na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, mais precisamente no Bairro Vista Alegre, Rua Deputado Rivadavia Vargas, 201. Local este utilizado deste 09 novembro de 2018, quando a então Companhia RONE ainda pertencente ao BOPE alcança sua sede própria.

O pelotão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial, tem o início em 13 de julho de 1992, pelo então Comando do Policiamento da Capital (CPC). Compunha um dos segmentos da então Companhia de Polícia de Choque, que foi criada através do Decreto Estadual nº 3.239, de 19 de abril de 1977.

A criação da RONE se deu ante ao crescimento da criminalidade violenta e da falta de dispositivo de reação no recobrimento do Policiamento Ostensivo. Nesta esteira a Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), constitui-se em tropa especialmente treinada e preparada para fazer frente ao combate ao crime organizado, atuando em áreas das unidades operacionais de Polícia Militar em apoio (cobertura) ou diretamente no atendimento às ocorrências de vulto.

Sua atuação institucional está prevista seguindo a estrutura organizacional da Polícia Militar do Paraná (PMPR), conforme consta na Lei de Organização Básica da PMPR (Lei Estadual nº 16.575, de 28 de setembro de 2010).

Insta esclarecer que entre os anos de 2010 à 2021 - a RONE - obedecendo as particularidades de sua especialidade de atuação, pertenceu ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o qual foi criado através do Decreto Estadual nº 8.627, de 27 de outubro de 2010. O BOPE funcionava com a composição de 06 (seis) Companhias, a saber: Companhia de Polícia de Choque (Cia. P. Choque), Companhia de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Cia. RONE), Companhia de Operações com Cães (COC), Comando de Operações Especiais (COE), Esquadrão Anti-bomba (EAB) e Equipe de Negociação (EN).

Até o mês de outubro de 2018 a RONE teve como sede o quartel do comando geral, a partir desta data conquistou sua sede própria na Rua Deputado Rivadavia Vargas nº 201, bairro Vista Alegre sendo inaugurada no mês de novembro de 2018, onde permanece até os dias de hoje.

De mesma forma, com a criação do Batalhão Polícia de Choque (BPCHOQUE), por meio do Decreto Estadual nº 8.241, de 5 de agosto de 2021, a RONE integrou a referida OPM, preservada sua missão principal de realização de Patrulhamento Tático Motorizado, mantendo-se estruturada como uma das Companhias da referida OPM.

Através do Decreto Estadual nº 11.863, de 1º de agosto de 2022, fora criado o Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), responsável pela execução do Patrulhamento Tático Motorizado, e de modo secundário as ações de Operações de Choque, bem como também responsável pela padronização e difusão da doutrina de Patrulhamento Tático Motorizado no âmbito da PMPR.

Por fim, através do Decreto nº 2758 no dia 11 de Julho de 2023 o Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial passa se denominar: “Batalhão de Polícia de RONE – Batalhão Coronel PM Ademar Benevenuto Moletta”

Coronel Moletta, destacou-se em sua carreira pelo desempenho operacional, sempre a frente da tropa, participou do gerenciamento de inúmeras rebeliões em estabelecimentos prisionais, bem como ocorrências de crise envolvendo a tomada de reféns após assaltos, exemplo a ocorrida em Bocaiuva do Sul, onde assaltantes mantiveram uma família refém por mais de 18h, no início dos anos 2000.

Diante da eclosão rotineira de ocorrências críticas o Cel. Moletta incentivou e criou dentro da Cia P Choque a figura do negociador, pois percebeu que havia a necessidade de especializar alguém de seu efetivo para que de maneira técnica passasse a conduzir tais ocorrências visando o desfecho mais favorável. Tal atitude acabou sendo o embrião do que se adota nas diretrizes mais atuais sobre Gerenciamento de Crise na PMPR, e culminou com a efetivação da primeira equipe de negociação da PMPR no ano de 2003, reconhecida através da Portaria do Comando-Geral nº 930 de 17 de setembro de 2019.

Destaca-se ainda a participação honrosa no Cel. Moletta durante o episódio conhecido como “Greve das Mulheres” onde diversos quartéis, entre eles o Quartel do Comando-Geral, no ano de 2001, foram fechados em um movimento que acabou colocando frente a frente militares estaduais que aderiram a paralisação. A tropa da Cia P. Choque comandada pelo então Maj. QOPM

Moletta, com sua atitude e perspicácia, evitaram o que poderia ter sido um confronto de proporções inimagináveis.

Também esteve a frente do cumprimento de interdito proibitório, o qual impedia que membros do Movimento dos Sem-Terra adentrassem a capital paranaense, fato ocorrido na BR 277, onde houve confronto entre Tropa de Choque e integrantes do movimento.

Sob o aspecto humano o Cel. Moletta demonstrou sempre preocupação com sua tropa, seja por aspectos familiares ou de serviço, motivo pelo qual adotava como princípio estar junto na maior parte das ocorrências de vulto, nutria pela tropa de Choque e pela Cia P. Choque um carinho único, evidenciado no trato especial da viatura do Comando CHOQUE, a 4520, a qual era motivo de admiração por onde passava devido a sua imponência e cuidados quanto a manutenção.

Comandante do BPRONE:

Major QOPM João Robertos das Graças Galeto Alves

Em construção

Em um compromisso sagrado, os heróis do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) juraram proteger e servir ao povo paranaense, honrando o juramento de sacrificar suas próprias vidas, se necessário, em prol da segurança da comunidade.

Estes bravos homens e mulheres, verdadeiros guardiões da ordem, enfrentam diariamente desafios que exigem coragem, dedicação e um espírito indomável. Em seu juramento solene, prometeram zelar pela vida e bem-estar dos cidadãos, mesmo que isso signifique enfrentar perigos iminentes e, em última instância, dar a própria vida pela missão que abraçaram.

Ao cumprir seus deveres com integridade e bravura, os membros do BPRONE personificam o espírito do hino nacional brasileiro, que proclama: "Verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte". Essa passagem ressoa profundamente nas ações heroicas desses homens e mulheres que, com ousadia, não hesitam em enfrentar os desafios mais difíceis para manter a segurança e a paz em nosso estado.

Cada integrante do BPRONE é um elo inquebrantável na corrente que fortalece a segurança pública. Seu comprometimento vai além das palavras, refletindo-se nas ações cotidianas que demonstram a dedicação inabalável em cumprir a missão de proteger e servir.

O BPRONE é uma fonte de inspiração para todos, mostrando que a verdadeira grandiosidade está naqueles que colocam o bem-estar da comunidade acima de si mesmos, enfrentando a luta sem temor, guiados pelo juramento solene que fizeram em prol da sociedade que juraram proteger.

 

ORAÇÃO RONE

Rondas Ostensivas de Natureza Especial;

Cuja força vem do Senhor, nossa rocha;

Que nos orienta e nos protege na escuridão e na tormenta;

Guia teus soldados à guerra

Para que os ímpios sintam o peso da justiça por nossa espada;

Conceda-nos Senhor, sabedoria para caminharmos pelas trilhas da humildade, da honestidade e da coragem;

E quando pelas nossas mãos houver derramamento de sangue, lembra-te do clamor dos aflitos;

Pois somos RONE, e se preciso for por ti sobrepujaremos os injustos;

Para que o bem triunfe sobre o mal;

Amém. RONE